projetos

O corpo em movimento

Movimento Tipográfico é uma obra autoral do coletivo Oitentaedois. O trabalho foi inicialmente concebido como um experimento multimídia. Através do registro de movimentos de dança, mais especificamente, do break dance, foram produzidos 36 caracteres, compostos por imagens sobrepostas. O resultado é uma tipografia onde cada letra do alfabeto representa uma síntese coreográfica. Além de imprimir a tipografia para um box especial, foram produzidos ainda um vídeo e um site que complementam a obra (2012).

Um ano depois o trabalho ganhou a escala das ruas no Festival Baixo Centro (2013). Mapeamos 26 pontos da região central da cidade de São Paulo para intervir com lambe-lambes de cada uma das letras do alfabeto. Em cada um dos lambes foi anexado um QR code que, ao ser acessado, apresentava o vídeo da composição da letra pelo site do projeto.

O conjunto do trabalho foi exposto na mostra Cidade Gráfica (2014), no Itaú Cultural, em São Paulo. Com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, a exposição reuniu obras contemporâneas na fronteira entre design e artes visuais.

#arte #design #tipografia #experimental #vídeo #intervençãoartística #cidade #exposição

foto: André Seiti

foto: Maíra Acayaba

Autoral
Concepção artística e design
Caio Yuzo
Vídeo e fotografia Otavio Nagano e Erick Figii
Trilha Sonora do vídeo Georges Boris
Site Georges Boris
Colaboração Alexandre Sato, Bruno Kim, Bruno Zaitsu, Douglas Higa, Estêvão Pessotta, Lina Nagano e Susie Fugii